Prepare sua motocicleta para a sujeira
Se você já sabe andar de moto, mas quer sair da estrada em uma moto suja ou em uma máquina de dupla finalidade, aqui estão algumas dicas para ter em mente ao passar do asfalto para a trilha.
Assim como faria de moto na estrada, você vai precisar fazer uma revisão antes que garanta que sua motocicleta esteja pronta para a ação.
Mas bater na terra também pode envolver a redução da pressão dos pneus (às vezes para cerca de 20 libras), para ajudar a borracha a se tornar mais flexível com o terreno. Também é uma boa ideia descartar alforjes ou acessórios que possam pesar ou se soltar devido às vibrações. Finalmente, você também deve considerar retirar piscas, pára-brisas e espelhos, pois eles serão facilmente danificados se você cair ou deixar a moto tombar.
Prepare-se
A sujeira pode ser macia, mas acidentes off-road ainda podem causar ferimentos graves; afinal, o corpo humano é uma coisa frágil. Tal como acontece com a pilotagem na estrada, escolher o equipamento de segurança adequado é fundamental – do capacete às botas – é uma parte fundamental da sua proteção.
O equipamento offroad difere um pouco do equipamento de estrada, pois as botas são mais altas e têm mais reforço em áreas como as canelas. O acolchoamento para o protetor de joelhos, ombros, peito (também conhecido como defletor) e cotovelos tendem a ser coberto por camisetas e calças leves. As luvas são geralmente mais leves e flexíveis, para lidar com a ampla gama de movimentos associados à pilotagem offroad, e os capacetes ganham um guarda-sol e uma área aberta para óculos de proteção. Acredite, um motociclista em uma trilha empoeirada fará com que você precise de óculos de proteção que mantêm a sujeira longe de seus olhos.
Relaxe
É importante evitar ficar com o corpo enrijecido na estrada, mas a arte de relaxar assume uma dimensão totalmente diferente quando você está fora da estrada. Devido a mudanças imprevisíveis nas superfícies do terreno, ao aumento do curso da suspensão e à falta de tração, o seu corpo irá lidar com os empurrões, os movimentos e as mudanças de uma moto suja… ou, simplesmente, tornará muito mais provável que você caia.
Certifique-se de verificar você mesmo antes de sair em um passeio na terra; faça um malongamento e certifique-se de estar o mais flexível possível e pronto para enfrentar os golpes e os saltos. Caso contrário, é muito fácil perder o fluxo e a ligação vital com a sua motocicleta.
Ficar de pé diminui seu centro de gravidade
O centro de gravidade de uma moto geralmente reside em torno do motor e, quando o motociclista se senta no banco, esse centro se eleva.
Todo mundo sabe que um centro de gravidade mais alto torna a parte superior da motocicleta pesada e mais difícil de manobrar. E embora pareça contra-esterço, ficar sobre os pedais na verdade diminui drasticamente o centro de gravidade, já que todo o seu peso agora está apoiado nos pedais. Não é de admirar que cerca de três quartos do offroad ficam em pé nos pedais, alem disso mover a motocicleta em espaços apertados torna-se muito mais fácil quando você está fora do assento.
Algumas dicas para ficar em pé em na motocicleta:
- Fique na ponta dos pés, não nos calcanhares; o câmbio e o pedal do freio ficam um pouco fora de alcance, mas é muito mais fácil ter uma ideia da física da motocicleta.
- Abrace levemente o tanque com as coxas; isso lhe dará uma melhor noção do ângulo de inclinação e o ajudará a manter a motocicleta no controle.
- Use os joelhos como amortecedores; isso garantirá que você não seja jogado da motocicleta.
- Ande com os cotovelos para fora; isso proporcionará flexibilidade quando a estrada ficar acidentada.
Não tema os obstáculos
Os motociclistas de asfalto têm um impulso natural para evitar obstáculos, e por um bom motivo: a maioria das motocicletas de rua não tem curso de suspensão suficiente para absorver choques graves. Por outro lado, as off roads estão equipadas para escalar troncos, lama e todos os tipos de cumes, ondulações e sulcos.
Demora um pouco para superar a ideia de que você PODE superar esse obstáculo, mas quando o faz, o sentimento é libertador. Apenas certifique-se de desviar dos objetos em seu caminho em um ângulo de 90 graus; dessa forma, seu pneu não ficará preso. Além disso, as motos off roads são capazes de levantar a roda dianteira com muito mais facilidade do que as motos de rua, o que é facilmente conseguido usando o acelerador e puxando o guidão. E, falando nisso, lembre-se de usar o impulso a seu favor – hesite e você poderá facilmente ficar atolado
Pense antes de frear
Uma coisa que você terá que reaprender na terra é o ato de frear uma motocicleta . Parar em uma superfície pavimentada envolve principalmente o uso do freio dianteiro; cerca de 70 por cento do esforço tende a ir para a frente, uma vez que o peso é transferido para lá quando a motocicleta começa desacelerar.
No entanto, a terra apresenta um paradigma de tração totalmente diferente: como é fácil levantar a roda dianteira devido ao deslizamento do pneu, você tem que pensar no passado e aplicar a maior parte do seu esforço no freio traseiro. Deslizar a traseira, é uma perfeitamente natural e diminuir a velocidade é uma alternatriva
Pratique bastante para ter uma noção de como é, para não ser pego de surpresa quando se encontrar em uma situação que exija uma frenagem de pânico… e fique longe dessas frentes, a menos que saiba que não vai desaparecer.
Pense antes de virar
Os pilotos de estrada são treinados para se inclinarem nas curvas, e os fãs de off roads sabem que pendular a moto na parte interna da curva diminui o centro de gravidade da motocicleta. Mas as coisas são feitas de maneira oposta na terra.
Para começar, o contra-esterço pode causar muitos problemas, pois permite mais espaço para o deslizar o pneu. Em vez de se inclinar para uma curva, apoie seu peso pedal, como visto aqui, e afaste seu corpo da parte interna da curva para que ele coloque força descendente máxima nos pneus. Leva algum tempo para se acostumar.
Pernas para fora
Depois de começar a pilotar na terra, outro componente do processo adicionará uma camada de segurança: colocar uma das perna para fora para manter o equilibrio.
Primeiro, vamos esclarecer que essa não é uma tática recomendada para motos mais pesadas – na verdade, a maioria das motos de turismo de aventura e de dupla finalidade são pesadas o suficiente para quebrar ossos se caírem sobre sua perna. Muitas motos entretanto, são leves o suficiente para não representar perigo para uma perna esticada.
Fique tranquilo, você vai cair
Graças à abundância de concreto, meios-fios, carros e todos os tipos de ameaças da superfície, colisões em vias públicas podem ser um acontecimento desagradável. A pilotagem off roads, por outro lado, não dói tanto. Embora o uso de equipamento de segurança seja tão importante fora da estrada quanto na estrada, os riscos associados a colisões são muito menores na terra. Simplificando, assim como a perda de tração e a ultrapassagem de obstáculos, cair é uma parte aceita na pilotagem de motos off roads e é uma daquelas inevitabilidades que você simplesmente que irá acontecer.